Com o objetivo de conhecer os processos de produção e as possibilidades envolvendo o arroz como matéria-prima, representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz, acompanhados do Presidente da Instituição, Eduardo Bonotto, realizaram uma visita técnica a CB Bioenergia, a primeira Usina de Etanol de Trigo do Brasil, inaugurada no município de Santiago, na região Central do Estado.
Os processos de beneficiamento do trigo e de outros grãos para a fabricação de etanol diferenciado também estiveram em pauta durante o guiamento realizado pelo Diretor da empresa, Tiago Lacerda e sua equipe técnica.
Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 110 milhões para execução do projeto, tendo a planta, capacidade para processar 30 mil toneladas de trigo anualmente, produzindo 12 milhões de litros de etanol por ano.
Além do biocombustível, a usina gera ainda, subprodutos como DDGS (ração animal de alto teor proteico) e CO₂ para uso industrial.
“Ter a oportunidade de conhecer os processos e demandas do mercado é sempre importante. Sabemos que aqui não iremos solucionar todos os problemas da cadeia orizícola, mas de forma positiva, conseguimos ampliar as possibilidades e discussões que permitam a diversidade e valorização do arroz”, afirmou o Presidente Eduardo Bonotto, durante a visita.
_
◾️Fonte: IRGA
⌨️ Editado por Dario Carvalho | dario@radiocharrua.com.br
📸 Imagem: Comunicação / IRGA