A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou ontem (2), o projeto de lei que reconhece o rodeio e o laço, bem como suas expressões artísticas e esportivas, como manifestações culturais municipais.
A proposta de autoria do vereador, Luis Fernando Braite, eleva essas atividades à condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural uruguaianense e também estabelece diretrizes para as modalidades esportivas equestres tradicionais, com atenção especial à proteção e ao bem-estar animal.
O projeto destaca que o rodeio, o laço e práticas associadas, como gineteadas, apartação, provas de rédeas, paleteadas e tambores, fazem parte da identidade e da memória de grupos formadores da sociedade local. Além disso, contempla modalidades equestres como hipismo, cavalgadas, freio de ouro, doma, polo equestre e paraequestre.
Audiência pública foi realizada em março, com manifestações favoráveis e reunindo grande participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), representantes de CTGs, pecuaristas, além das secretárias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal e de Cultura.
Conforme o texto aprovado, os regulamentos específicos para a prática do rodeio, do laço e das modalidades equestres deverão ser elaborados por entidades tradicionalistas reconhecidas, com regras que assegurem a proteção aos animais e sanções para casos de descumprimento.
A proposição ressalta ainda que, além da preservação da tradição, as manifestações culturais contribuem para o fortalecimento econômico do município, movimentando o comércio de indumentárias, o artesanato e serviços locais.
_
◾️Fonte: Câmara Municipal de Vereadores
⌨️ Editado por Dario Carvalho | dario@radiocharrua.com.br
📸 Imagem:Câmara Municipal de Vereadores